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Eisa oferece menor preço em licitação da Transpetro

O estaleiro Eisa ofereceu o menor preço para a construção de oito navios de produtos do Programa de Modernização e Renovação da Frota da Transpetro (Promef). Segundo nota divulgada pela Transpetro, a subsidiária da Petrobrás para a área de transporte, os preços oferecidos serão agora negociados em processo coordenado pela Comissão de Licitação, seguindo a ordem de classificação das propostas. O segundo colocado no processo atual foi o estaleiro Mauá, do mesmo grupo do Eisa.

Os oito navios de produtos estão divididos em dois lotes. O primeiro inclui três navios para transporte de produtos claros (como óleo diesel e gasolina), com 48 mil toneladas de porte bruto (TPB) e 185 metros de comprimento.

O segundo lote tem três embarcações para transporte de produtos claros e duas para transporte de produtos escuros (como o óleo combustível), todas com 32 mil toneladas de porte bruto e 175 metros de comprimento. O Eisa apresentou os menores preços para os dois lotes.

Nacionalização
A construção dos navios terá de atingir um índice de nacionalização de 70%, no mínimo, na compra de equipamentos e serviços. Ao término desta licitação, encerra-se também o processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Promef, que fez renascer a indústria naval brasileira em bases mundialmente competitivas.

Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo. Até agora, o Promef encomendou 41 navios, com investimento de R$ 9,6 bilhões, junto aos estaleiros Atlântico Sul - EAS (PE) - que passa por dificuldades -, Promar (PE), Mauá (RJ), Eisa (RJ) e Superpesa (RJ). Ao longo do Promef, a promessa é criar 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.

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