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Arco Metropolitano do Rio de Janeiro

O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro (também conhecido apenas como Arco Metropolitano) é uma rodovia projetada que servirá como ligação entre as 5 principais rodovias que cortam a Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O projeto será dividido em etapas. O primeiro trecho, com 73 km, ligará as rodovias Washington Luís e a Rio-Santos. Está orçando em R$ 800 milhões e será inicialmente executado em cooperação entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o DNIT.

Quando o projeto estiver concluído, o arco total deverá ter 145 km. Diferente do Rodoanelpaulista, o Arco Metropolitano não possuirá trecho sul, uma vez que cortará municípios litorâneos.

Em 2009, com as obras já iniciadas, foram encontrados 22 sítios arqueológicos, o que levou ao atraso das obras para que todos os sítios pudessem ser catalogados, e os materiais encontrados, preservados. Apenas um sítio será mantido, os demais deverão somente ter o material removido para museus. A obra está prevista para ser concluída em 2012.

Objetivos da obra
Os principais objetivos da construção do Arco Metropolitano são:  

  • Interligar as diversas vias expressas de entrada e saída da cidade do Rio de Janeiro, facilitando o fluxo de trânsito, inclusive em caso de problemas em alguma das vias;
  • Evitar a entrada desnecessária de veículos que estejam somente de passagem pela cidade do Rio de Janeiro, diminuindo assim os engarrafamentos na Ponte Rio-Niterói e Via Dutra;
  • Fornecer acesso expresso ao Porto de Itaguaí e ao futuro polo petroquímico na cidade de Itaboraí;
  • Desenvolver áreas da Região Metropolitana que hoje são inexpressivas economicamente

Rodovias interligadas

  • Rodovia Rio-Vitória (BR-101 norte)
  • Rodovia BR-493
  • Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116 norte)
  • Rodovia Washington Luís (BR-040)
  • Via Dutra (BR-116 sul)
  • Rodovia BR-465
  • Rodovia Rio-Santos (BR-101 sul)

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